
São tantas as novidades da Rita que nem sei por onde começar.
Já fala, não fluentemente, mas eu que estou sempre com ela sei decifrar quase sempre o que diz.
Não diz o "r" ainda mas já se entende o nome de todas as pessoas que conhece e intitula a si própria de Tita.
Gosta de praia, mas ainda evita tomar banhos frios e detesta ter as mãos com areia. Imagine-se.
Está muito engraçada e nota-se que vai ser teimosa e muito independente, género, eu faço, eu sei, eu vou.
Domina o cão, agarra-o pela coleira e leva-o à comida onde ordena com muita convicção - Cão, papa! - e ele, papa mesmo.
Já o gato, não se deixa dominar, mas a Rita oferece-lhe fiambre para comprar a sua atenção. Vai até ao frigorifico e diz -mamã, iambe pá Tita- Eu pergunto-lhe se é para ela mesmo ou se é para o gato e ela lá admite que é para o "iau". Tirando esses momentos de partilha de fiambre, a Rita só fala com o gato ao longe.
Chama o pai de Pai Nuno, e por vezes só de Nuno o que por vezes é hilariante, especialmente se for uma reprimenta estílo "ai, ai, ai Nuno".
Eu sou a Mãe e pronto. Mãe para cá, mamã para lá, mã, mamãe.
Já reclama o dirteito de posse. - É miaaaa.- Não, não é.- É mia si.
Aqui se nota a queda para as línguas, especialmente o espanhol. Também já se iniciou no Inglês com o "Hello" e o "Bye", daqui a uns anos será mais buy do que bye, mas enfim.
A Rita não pára, não é uma criança que fique sentada a brincar, ela brinca em movimento e eu sou arrastada no vortex da correria.
Como é normal adora brincar com os seus pares, mas não se deixa enganar. Quando não está a gostar diz e se fôr necessário dá uma marretada na outra criança.
É conhecida por fazer a festa, atirar os foguetes e apanhar as canas.
Mesmo doente está sempre alegre, a não ser que esteja com febre. E ela bem que passou este inverno doente. São alergias, ainda não sabemos bem a quê, mas quando vem o tempo humido...
Foi um inverno a ir ao médico e a tomar porcarias.
Agora com o Verão tudo melhora.
Gosta de ir a Portimão ver toda a família e adora os seus priminhos. Já chora quando se vem embora e nos dias seguintes acorda a chamar pela avó Bebé. Muitas vezes acabamos por ligar para as avós para a Rita falar com elas ao telefone.
Farta-se de comer quando vai aos avós e descobrimos que gostava de caracois, tanto vivos como no tacho, fruta, marcha tudo, não gosta muito de bifes de perú e adora sopa, até a minha (abençoada criatura).
Adora ir ao supermercado, já todas as pessoas que lá trabalham a cumprimentam, ela distribui sorridentes olás e manda beijos para todos, todos mesmo! Seja quem fôr que estiver a passar...
Algumas vezes são verdadeiras lutas para que permaneça sentada no carro do supermercado, já exprimentei deixá-la à solta mas não funciona bem para mim, é muito chato e perde-se muito tempo a arrumar o que ela tira das prateleiras. Acabo por admitir vencida que ela tem muito mais pedalada que eu.
Agora...
Pá, isto com 18 meses.
De resto, é só rir!!
3 comentários:
e só com 18 meses, aiiiiiiiiiiiiiiii! :D é demais, a miúda! :D
Eheh, parece-me um relato parecido de alguem conhecido cá de casa também, tirando a parte do gato e do cão.
Só nividades boas da Rita, que bom.
Beijinhos grandes.
Até que enfim novidades vossas!! A Rita deve estar mesmo o máximo...! Beijokas grandes!
Enviar um comentário