terça-feira, 18 de março de 2008

Domadora de Bebés

Este era um post que queria escrever já há algum tempo.
Quando falei com a Morgy ela referiu-me estes livros.
Mandei vir pela amazon e assim que chegaram li-os de uma ponta à outra.
Adorei, aprendi muito com eles e facilitaram-me a minha vida.
Ela explica que há vários tipos de bebés, a minha, felizmente é das mais fáceis. Ensina a criar uma rotina simples. Eles adoram rotinas, precisam delas. Propõe o modo E.A.S.Y., "E" para eat (comer), "A" para activity (actividade), "S" para sleap(dormir) e "Y" para you time (tempo para mim).
Desde então que a Rita depois de acordar come, depois brinca, troco-lhe a fralda, dou banho, passeio-a, depois vai fazer uma sestinha e eu tenho algum tempo para fazer as minhas coisas. Facilita o facto de podermos antever as necessidades dos bebés. Ora se comeu e brincou, se está a chorar desalmadamente é porque certamente tem de dormir, para pena minha as sonecas da Rita são curtinhas, cerca de 30 a 45 minutos) e assim que estou embalada a fazer as minhas tarefas, ela acorda com um daqueles sorrisos e acabou-se o "You time".
Ensina a conhecer os choros dos bebés através dos sons e da línguagem corporal.
Fala da amamentação, do desmame, da introdução às sopinhas e ajuda a comprernder os vários tipos de temperamento dos bebés, angel Baby, textbook baby, touchy, spirited e grumpy. Ensina a lidar com cada caso. Estão disponíveis apenas em inglês.

6 comentários:

aNa disse...

Olá!!!
Parecem-me interessantes esse livros...;)*
Vou espreitar...
Tudo de bom para as duas!! :)*
Muitos beijinhus
aNa

morgy disse...

eu acho que já estão traduzidos :)
vê aqui: http://www.webboom.pt/ficha.asp?ID=104330

Cláudia Braz disse...

eu via esse programa no canal odisseia!
também aprendi muito!

Anónimo disse...

Olá mamã, obrigada pelas dicas dos livros, parecem-me muito interessantes e informativos!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Grafonola disse...

ena, as mamãs têm muito trabalho facilitado!

Olha uma coisa que aprendi ontem com um filme-documentário sobre a insónia. Deve-se velar ao máximo pelo sono do nosso bébé (nosso, é como quem diz, LOOL), tentando garantir que não é perturbado e que dorme as suas 16 horas (deve variar de baby pa baby né?) diárias e fica descansadinho.
Um baby descansadinho é um baby contente, activo, desperto e que reage prontamente aos estímulos exteriores, ou seja, é um baby que aprende e absorve mais facilmente e mais rapidamente. Esses primeiros anos de aprendizagem são cruciais tanto para o desenvolvimento da pessoa miniatura como para a sua futura relação com o sono!! :))))

belnoemi disse...

Olá mamã,
Que coincidência: tenho o livro encomedado e à caminho! :)
Estou aos saltinhos para poder ler!
:)
Beijinhos