quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Dúvidas com a quantidade do leite materno


Ontem saí sózinha, aproveitei o papá estar em casa, deixei-lhe leite tirado à bombada e lá fui ao centro comercial passear. Vestidinha e lavadinha, feliz da vida pela liberdade de ter umas horitas para mim, fui comprar roupita para a bebé e ao supermercado.
Deixei 30 ml de leitinho e fui contente.
Estava no supermercado quando o papá me mandou a mensagem a dizer que o leitinho tinha sido ávidamente papado e que ela agora queria mais.
Voltei a correr para casa e tirei mais leite à bomba para ver se conseguia descobrir a quantidade certa. Consegui tirar 60 ml. Ela bebeu tudo e pareceu-me satisfeita porque de seguida dormiu tranquila.
Quanto leite deverei eu deixar no biberão para ela? Ainda não descobri. Por vezes fico a pensar se chegará o que lhe dou, se fica bem alimentada.
São dúvidas de mamã sem experiência e ontem levei a noite toda a pensar nisso.
Depois do jantar tirei 30 ml para ver no que dava, mas ela não pareceu muito contente com a tetina, fui dando aos poucos até já não haver e antes de dormir lá recorri ao restaurante caseiro, mama querida que ela muito gosta.
Se souberem qual a quantidade para deixar no biberão, digam qualquer coisa.

7 comentários:

Eu ...Maria disse...

Eu também tinha essa dúvida. E à umas semanas deixei 60 ml e ele comeu bem, passado uma semana deixei 120 ml e ele ficou a olhar para o paizinho à espera de mais.

O pediatra hoje disse-me que se deixar 180 ml a 200 ml é o mais seguro, porque o nosso leite é super nutritivo mas é mais liquido que o em pó, por isso para os saciar, eles bebem mais que um bebé alimentado a biberão.

Hoje por exemplo vou sair, já tirei 130 ml e ainda vou tirar mais
Depois logo te conto se ele ficou saciado e com quanto

Beijinhos

Anónimo disse...

Olá, penso que poderias deixar mais um pouco, à medida que a Rita for pedindo, vais vendo qual o apetite dela. Já pensaste em congelar o teu leite para o caso de lhe apetecer mais e não teres tempo para bombear o leite? Assim, seria apenas aquecer em banho-maria mas não coloques muito leite em cada recipiente...
Beijinhos, Sofia, Pedro e Joana

Mãe da Rita disse...

A minha nunca pegou no biberão, com leite materno apenas duas vezes, com 3 meses, e bebeu cerca de 120ml... Aproveita! Deixar a mama pelo biberão às vezes é difícil. Bjs!

morgy disse...

Nunca se sabe muito bem a quantidade... afinal eles servem-se do que querem ;) 30ml realmente parece-me pouco, mas é normal não conseguires tirar muito quando ela já mamou.
Tens de fazer a experiência de tirar leite de manhã e ao mesmo tempo que ela mama (uiii jorra que é uma maravilha, não há como os nossos filhos para activar a ocitocina).
Ela pode assustar-se um bocadinho, mas depois habitua-se.
Como isto de dar de mamar ao mesmo tempo que se tira com uma bomba pelo outro lado pode ser complicado, também podes experimentar tirar logo a seguir a ela mamar.
De leite de lata, o "normal" para um bebé da idade da Rita é uns 90ml a 120ml por refeição, mas geralmente com o leite de lata os bebés fazem intervalos maiores e logo menos refeições.
***

Joana disse...

Por volta dos dois meses comecei a tirar leite (para puder ir às aulas)
acima dos 150ml a Rita ficava satisfeita. A primeira vez que tirei leite foi 50ml, estava descansada quando liga a minha mãe a dizer que o leite já tinha marchado e a piquena continuava de garganta aberta a pedir!
Ah, quando a bomba já era rotina conseguia tirar muito mais leite e comprei uns boiões da AVENT para poder congelar.

Sem Rumo disse...

Pelo menos 150ml tens que deixar, mais vale um pouco a mais, se não passas a vida a ter que voltar a casa ...hihihi.
Os meus parabens por essas saídas, são super importantes para o nosso bem estar e se nós estamos bem os nossos filhotes estão ainda melhores..

BJKS

Bom fim de semana

Ana disse...

POis miga, eu de leite na percebo, LOOL, mas já estás bem servida.