sábado, 15 de dezembro de 2007

Algumas coisas

Roupa para o Hospital:
Para os 3 dias levei quatro mudas de roupa interior.
Constatei que era pouco, tive alguma vergonha de entrar no hospital com uma mala enorme, estilo viagem de 12 dias, mas nesta viagem de ser mãe, sem experiência alguma, percebi que os pequenos seres sujam muita roupa interior, especialmente se não formos profissionais da fralda.
Portanto, levem mais que uma muda por dia. Podem sempre pedir a alguem que traga de casa roupa lavadinha.
Para mim, a roupita que comprei no Continente tem sido a melhor, são das que cruzam à frente e prendem com molas e também as calças. As que são tipo blusa, incomodam mais o bebé, têm de entrar pela cabeça e ela não parece gostar muito. Para usar por cima da roupa interior, o babygrow é a melhor opção, mais uma vez, os que abotoam à frente, para causar menor stress à pessoinha que não gosta de ter a perna ao frio.

Para nós, tentem levar camisas de dormir que abram à frente e sejam frescas, de preferência de verão. As maternidades são aquecidas, muito aquecidas e eu ia morrendo de calor durante a noite só tapada com um lençol. Com uma camisa de verão e um casaquinho, tudo se compõe.
Nos hospitais públicos eles têm fraldas, mas é melhor levarmos as nossas, há também toalhas, eu usei as deles, é que se sujam com muita facilidade e estar a usar uma toalha nova por banho aumenta ainda mais o volume da mala ;)
Cólicas:
O pessoal médico é muito prestável, aproveitem para aprenderem o que puderem com eles, podem pedir-lhes que vos ensinem a fazer uma massagem para as cólicas e experimentem fazer uma na companhia de uma enfermeira, podemos aprender no curso de PPP, mas ao v ivo e a cores é diferente. Em casa, eu faço chá de camomila, funcho e erva cidreira, são os compostos do colimi l, tem resultado até agora.
O primeiro banho com uma enfermeira por perto torna-se mais fácil, há menos nervoso míudinho e aproveitem para pedir conselhos sobre dar de mamar.
Amamentação:
É uma excelente ideia fazer estimular os mamilos durante a gravidez, tornam-se resitentes e evita-se que façam ferida durante os primeiros dias. Eu estimulei-os rodando-os como se fossem torneirinhas. Doi nos primeiros dias mas depois acabam por deixar de doer. Comprei um creme à base de lanolina, Lansinoh, que ponho quando ficam mais doridos, mas não chegaram a gretar sequer.
No início não temos leite, é o colostro. É mais espesso que o leite e geralmente 20 minutos de mama chega para o bebé ficar satisfeito. No terceiro dia chegou o leite e tive um pouco de febre, tomei paracetamol o que ajudou. Quando o peito fica muito duro e o leite não quer saír, podemos pôr um pano quente no peito e massajar em circulo, assim é mais fácil dar mama, depois de alimentar o bebé, um pouco de gelo na mama, ou água fria, ajuda a fechar os canais.
A minha bebé mama quando tem fome, pode ser de 3 em 3 horas, ou mesmo de 1 em 1, depende dela. Nunca deixo passar mais de 4 horas de dia, nem mais de 6 à noite.
Curiosamente, tratar da bebé é bastante intuitivo, aprendo com ela e tenho sorte porque além de ser calminha e só chorar se tiver fome, frio ou com a fralda suja, é bastante fácil de ler. É só estarmos atentas aos sinais e tentar resolver, calmamente, o problema.
Por vezes sou cruel e deixo-a chorar para que eu possa ir beber água ou ir ao quarto de banho, não lhe faz mal nenhum esperar uns minutos. Para lhe dar de comer convém estar tranquila e completamente disponível para ela.
Até hoje, não sabe o que é uma chupeta, por ser um bebé calmo e tranquilo, tenho conseguido sempre que pare de chorar, com alguma facilidade. Pergunto-me até quando é que a chupeta estará fora deste quadro.
Estive agora 2 horas de volta dela a trocar fraldas e a dar-lhe leitinho, agora que adormeceu no quarto quentinho e sonha com os papás e com coelhinhos fôfos, aproveitei para vir escrever este post. ;)
Espero que este post sirva para alguem. Isto foi o que aprendi nestes últimos dias.
Beijos para todas!!!
***

6 comentários:

Sofia disse...

body e babygro a abrir a frente, sim senhora. os bebes nao gostam nada de enfiar a cabeca nas camisolas... aprender com os proprios erros.
bjs

Anónimo disse...

Olá, também sou a favor dos bodies e babygrows que abrem à frente, são mais cómodos e baby-friendly!
Também tive uma demonstração de como dar banho a um bebé e depois fi-lo eu com a supervisão de uma enfermeira e, de facto, ter esta primeira ajuda é muito útil.
Beijinhos, Sofia, Pedro e Joana

Anónimo disse...

Excelente post! Obrigada pelas dicas ;o)
Não há nada como saber a opinião de uma recem mamã que nos informa do que realmente interessa no meio de tanta informação que vamos recebendo antes do parto.
E como está a ser o pos parto? A cicatrização está a ser como esperavas? Confesso que tenho mais medo do pos parto do que do parto, acreditas?
Fico à espera de mais fotos da princesa linda e sugadita dos papás :o)
Beijocas
http://familiacafecomleite.blogs.sapo.pt/

Ana disse...

Pois, agora podias mudar o nome do blog para mamã feliz =).

A ritinha é fácil de ler e a intuição maternal ajuda! Qd estive aí consegui perceber qd é que era fome e qd é q eram cólicas!! ;-) E que ela gosta de conversa e cantoria!! Filha de peixe... ;-)

Não foste nada cruel!! Foste mamã! Uma mamã que se preze tb tem de estar bem consigo própria!! Se não estiver bem consigo própria, neste caso de sede saciada e xixizada aliviada, não consegue estar bem para a bébé, certo? Além de que não lhes faz mal ir percebendo que nem sempre conseguem logo tudo o que querem... ;-)

Eh páh, se começarem a ver que a miúda enfia os dedos na boca para chuchar, mais vale mesmo uma chucha...senão deixa os dedos em sangue! Tenho uma prima que era assim!!
E qd os dentes começarem a nascer, a chucha vai ser a vossa salvação, LOL!! Ou então outra coisa pra morder. Como se não soubessem já, né, LOL! Chega aqui esta armada em sabedora, LOLOL!

Cláudia Braz disse...

acho que vai ajudar muitas mamãs.
Se me autorizares, transcrevo este post no blogue "Pré-mamas".

Tanita disse...

Obrigada pelas dicas!!!