quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Leituras para passar o tempo enquanto dou de mamar

Aqui estão algumas sugestões de uma leitora eclética.
;)

Já li outros desta serie, este será uma boa leitura para quem está à espera de bebé e quer dar umas boas gargalhadas. São todos muito engraçados.
Sopaholic and Baby de Sophie Kinsella

Relata a gravidez de uma inglesa louca por compras e que vive num mundo materialista muito seu, onde o sonho de estar sempre bem vestida com os sapatos ou a mala que passou no desfile do criador de moda XPTO, que são impossiveis de encontrar nas lojas, prevalece.
Longe de ser um prémio literário, mas muito engraçado.


O Livro de Safira por Gilbert Sinoué


Prémio do Romance Histórico 1987

Prix des Libraires 1996

Estamos na Espanha da Reconquista, alguns anos antes da queda de Granada. Época fascinante em que coexistiam – no entrechocar das espadas, mas também na tranquilidade dos pátios – os três mundos mediterrânicos: a áspera cultura católica, a doçura árabe-andaluza e a exigência judaica.
Aben Baruel, um erudito judeu, é condenado e executado na fogueira em Abril de 1487. Teve, no entanto, tempo de cumprir a sua missão: esconder o livro sagrado, «O Livro de Safira», (mais precisamente, uma «tábua de safira»), que teria sido dado pelo próprio Deus a Enoch. Das mãos de Enoch, o livro teria passado por várias gerações até chegar a Salomão, altura em que se terá extraviado.
Para que esse documento não fique perdido para sempre, Aben Baruel construiu um criptograma com versículos das Sagradas Escrituras, do Novo Testamento, da Torah e do Corão.
Três homens excepcionais:
um rabino,
um filósofo árabe,
um monge franciscano,
unem-se para encontrar o Livro de Safira...
Deverão eles acreditar na palavra da bela Dona Manuela Vivero, enviada da rainha Isabel, que receia um complot perigoso para Espanha?
Um romance que é um extraordinário hino à tolerância, onde de confundem o Santo Graal, a Arca da Aliança e as Tábuas da Lei. Os segredos do Mundo.
Um livro simultaneamente subjugante e terrífico, em que as páginas «se viram por elas próprias», irresistivelmente.

«Numa Espanha destroçada pela guerra de reconquista e pela Inquisição, três homens vão partir em busca de um livro mítico outrora legado por Deus ao povo de Israel – O Livro de Safira. Três homens que tudo separa: um judeu, um monge franciscano e um árabe terão que unir os seus prodigiosos conhecimentos para chegarem à maior revelação de todos os tempos. Um grande livro de um autor que se impõe como um dos melhores romancistas desta civilização mediterrânica.»

Le Monde

E agora, para mim, um dos melhores livros que li últimamente.
Cada frase parece um poema, lê-se este livro com se bebe um bom vinho.

A Sombra do vento por Carlos Ruiz Záfon


Uma história inesquecível sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros. Trata-se de um mistério literário passado na Barcelona da primeira metade do século XX, desde os últimos esplendores do Modernismo até às trevas do pós-guerra. Um inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, num crescendo de "suspense" que se mantém até à última página. Esta é sobretudo uma trágica história de amor cujo eco se projecta através do tempo.

5 comentários:

Anónimo disse...

-boa!
Eu tenho pouca paciencia pra leitura neste momento...
;)

Ana disse...

hey, então tens de ler o baby blues heheheh, tb uma bd de um casal com filhos... a bd começa qd teem a primeira filha e vai por aí até ao 3o bebe heheh, eu adoro, parto_me a rir!

tb tenho o livro de safira para ler!!

e agora aguçaste-me a curiosidade com o outro...mmmmm

Edith disse...

Bons livros...
Bjs

Anónimo disse...

Olá querida mamã, obrigada pelas dicas!
Já li o último livro que aqui referiste e é, sem dúvida, a não perder!
Beijinhos e bom fim-de-semana, Sofia,Pedro e Joana

Sofia disse...

pois eu conheco a serie toda da shopaholic e adoro. Nao e literatura inteligente ou para nos fazer pensar, e mesmo para rir. E desde que a pimpolha nasceu tenho tanta dificuldade em ler com a atencao de outrora que desisti de ler livros 'serios'. Quanto mais ligeiro melhor, para nao me cansar a cabeca!
bjs
Sofia