quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Mastite

Há dois fins de semana tive febre. Pensei que me tinha constipado e bolas, como me doiam as mamas.
Quando fui à médica ela disse que era mesmo das mamas. Disse que qualquer sintoma que se apresentasse agora, provavelmente estava relacionado com a gravidez.
Então lá fui tirando à bomba o leitinho que restava e parece que já está a passar.
A Rita já dorme a noite inteira, chega a dormir 10 horas de seguida. Imaginem com ficam as minhas pobres maminhas de manhã...
Aqui vão algumas dicas para combater a mastite.

O que é mastite?

A mastite é uma inflamação das glândulas da mama causada pelo acúmulo de leite e acontece com maior freqüência no pós-parto, principalmente na primeira gestação. A mastite pode ocorrer em uma mama ou nas duas e as características são mamas vermelhas, endurecidas, doloridas e quentes.

A forma de evitar a inflamação é não permitir o acúmulo de leite nos ductos. Para isso, a mãe deve retirar o leite que sobrar no peito depois que a criança mamar. Uma boa maneira de fazer isso é massageando os seios no chuveiro quente. “Para retirar o leite excedente, a mãe deve fazer uma massagem prévia na auréola e no restante da mama com a mão espalmada. Depois, deve segurar o seio com o polegar em cima do bico e o indicador embaixo e fazer um movimento de ‘aperta e solta’”, ensina a Dra. Maria José.

A retirada do leite deve ser feita manualmente, porém, algumas mães preferem utilizar a bombinha. “Muitas mulheres têm dificuldade de fazer essa auto massagem, às vezes até por problemas culturais”, conta a pediatra. Nesses casos, ela recomenda o uso das bombinhas com muita cautela para não aumentar os traumas mamilares.

O tratamento da mastite é feito normalmente com antiinflamatórios, antibióticos e compressas quentes. Que deverá ser indicado exclusivamente pelo médico que acompanha a mamãe e o bebê.

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá meninas! Espero que estejas melhor :o) Que sorte ela dormir tantas horas, a Mara dorme no máximo 4 seguidas, é uma comilona e não aguenta tanto tempo sem comer!
A tua Ritinha está linda! Parabens pelos 2 mesinhos!
Compreendo a falta de vontade e de tempo para vir aqui... Outras prioridades nos chamam não é?
Beijocas enormes

Anónimo disse...

Olá mamã, como estás?
Espero que te sintas melhor...
Beijinhos grandes,Sofia,Pedro e Joana

aNa disse...

Olá!!!* Espero que já estejas melhor!!** e obrigada pelos conselhos uteis!!* beijinhus às duas!!**

Edith disse...

Linda a tua menina.
Bjs

Mãe da Rita disse...

Não dizia eu que havia um pinguim À solta em Gotham City? Pois já viste, lol! Obrigada pela visita! MJ

Tanita disse...

Obrigada pelas dicas!

Mãe das Marias disse...

A tua Rita está linda!!! Qd a Tiz dormia asim muitas horas eu tirava o leite e dava-o assim que ela acordasse... as dores são mesmo incriveis!

as melhoras, beijocas

Ana disse...

poxa, que seca...a lupi tb teve isso, e na segunda gestação.