
Vou postar algumas coisas que podem ser úteis para tirar duvidas e que aprendi nas aulas de PPP.
Ao ir para a maternidade, além da nossa malinha, devemos levar o livrinho de grávida, as últimas análises e a última ecografia.
Contrações:
Podem começar sem serem ciclicas. Ao sentar ou deitar podem passar, ainda não é chegada a hora.
As contrações, geralmente, tornam a barriga muito dura mas pode nem doer nessa zona, pode ser um desconforto na zona lombar ou algo que lembra cólicas.
Quando o ciclo se repete de meia em meia hora, pode-se agarrar na malinha e sair para a maternidade. Quem vive perto do hospital, pode aguentar pelo ciclo de quinze minutos.
Geralmente quando se chega à maternidade é para ficar. Convem ir o mais tarde possivel par que possamos estar no conforto da nossa casa até ser a hora certa. Em casa podemos andar, o que facilita o trabalho de parto, tomar um banho para relaxar e, com calma, preparar a ida para o hospital.
Atenção, diz a Morgy: "Já agora... nem sempre as contracções começam a ser regulares de meia em meia hora, a mim romperam as águas e quando chegaram* as contracções eram de três em três minutos :)
*quando chegaram ou quando comecei a notá-las
Geralmente dizem para se ir para o hospital quando estão regulares de 5m em 5m caso se viva perto do hospital ou de 10m em 10m se se viver mais longe."
Ruptura da membrana
Chamam também romper as águas.
.Côr:
Claro, transparente- Normal
Verde- Urgente
Vermelho sangue- Emergência
.Cheiro:
Sem cheiro
Cheiro fétido - Liquido envelhecido
Há nas farmácias uns pensos para controlo da perda de liquido amniótico, chamam-se "Safe Baby"
É bom dizer ao médico qual a côr e o cheiro no caso da ruptura da membrana. O mesmo se passa se for necessário pedir uma ambulancia de transporte.
Deve-se ir para o hospital quando há contrações e ruptura de membrana, ou perda de sangue mesmo quie não haja ruptura de membrana.
Perda do rolhão mucoso
A perda do rolhão mucoso (parece uma geleia rosada, acastanhada e viscosa) é o primeiro sinal de trabalho de parto. Não iomplica urgência pois pode acontecer uma semana antes do nascimento do bebé.
Encontrei no Blogue da Mamã Peixinha informações mais completas, espreitem.