terça-feira, 28 de agosto de 2007

A hora de ir para a maternidade


Vou postar algumas coisas que podem ser úteis para tirar duvidas e que aprendi nas aulas de PPP.

Ao ir para a maternidade, além da nossa malinha, devemos levar o livrinho de grávida, as últimas análises e a última ecografia.

Contrações:
Podem começar sem serem ciclicas. Ao sentar ou deitar podem passar, ainda não é chegada a hora.
As contrações, geralmente, tornam a barriga muito dura mas pode nem doer nessa zona, pode ser um desconforto na zona lombar ou algo que lembra cólicas.
Quando o ciclo se repete de meia em meia hora, pode-se agarrar na malinha e sair para a maternidade. Quem vive perto do hospital, pode aguentar pelo ciclo de quinze minutos.
Geralmente quando se chega à maternidade é para ficar. Convem ir o mais tarde possivel par que possamos estar no conforto da nossa casa até ser a hora certa. Em casa podemos andar, o que facilita o trabalho de parto, tomar um banho para relaxar e, com calma, preparar a ida para o hospital.

Atenção, diz a Morgy: "Já agora... nem sempre as contracções começam a ser regulares de meia em meia hora, a mim romperam as águas e quando chegaram* as contracções eram de três em três minutos :)

*quando chegaram ou quando comecei a notá-las

Geralmente dizem para se ir para o hospital quando estão regulares de 5m em 5m caso se viva perto do hospital ou de 10m em 10m se se viver mais longe."

Ruptura da membrana
Chamam também romper as águas.

.Côr:
Claro, transparente- Normal
Verde- Urgente
Vermelho sangue- Emergência

.Cheiro:
Sem cheiro
Cheiro fétido - Liquido envelhecido

Há nas farmácias uns pensos para controlo da perda de liquido amniótico, chamam-se "Safe Baby"

É bom dizer ao médico qual a côr e o cheiro no caso da ruptura da membrana. O mesmo se passa se for necessário pedir uma ambulancia de transporte.

Deve-se ir para o hospital quando há contrações e ruptura de membrana, ou perda de sangue mesmo quie não haja ruptura de membrana.

Perda do rolhão mucoso
A perda do rolhão mucoso (parece uma geleia rosada, acastanhada e viscosa) é o primeiro sinal de trabalho de parto. Não iomplica urgência pois pode acontecer uma semana antes do nascimento do bebé.

Encontrei no Blogue da Mamã Peixinha informações mais completas, espreitem.

13 comentários:

Anónimo disse...

Ola! Obrigado pela menção ao meu blog ;)
Fico contente pelo final feliz das analises, realmente nao podia ser!!!
Em relação aos gorrinhos, lamento mas vieram de Inglaterra, mas por cá penso q também deves encontrar.
Beijinhos GDS!

Anónimo disse...

Prometo q se encontrar alguma vez q te digo logo e nem me importo de tos enviar pelo correio, ok?
Fica mesmo prometido ;)
Bjokas!

Anónimo disse...

;) Aprendemos muito nas aulas de PPP e mais importante é retermos bem toda a informação!

beijokas

Ana disse...

Bem, e eu ando a aprender com voces, LOL,e nem bébé a caminho vem (ainda...é preciso convencer o cara-metade...).

morgy disse...

Já agora... nem sempre as contracções começam a ser regulares de meia em meia hora, a mim romperam as águas e quando chegaram* as contracções eram de três em três minutos :)

*quando chegaram ou quando comecei a notá-las

Geralmente dizem para se ir para o hospital quando estão regulares de 5m em 5m caso se viva perto do hospital ou de 10m em 10m se se viver mais longe.

Eu ...Maria disse...

Olá!
Primeio adorei o teu blog porque estmos com as mesmas preocupações.

Também vou para as aulas de PPP quando acabar as férias, e adorei ver os videos do NG pois o meu Manuel Maria, mexe-se imenso e uma das coisas que nos intriga é exactamente o que é que se está a passar!!!

RB disse...

Parabéns pela gravidez!!!
O meu nome é Rute Borges, sou mãe, Fisioterapeuta e psicologa educacional e dou cursos de preparação e educação para o nascimento em Lisboa.
Se tiveres interessada, contacta-me em http://preparacaoparto.blogspot.com
ou para Estimulopraxis - Telheiras Tel. 21 7104130.

Se quiseres podes ler os meus artigos em http://www.megabebes.pt/2secgrav/2prepeducanascimento.asp

Muitas destas respostas encontrarás.

Beijo meu com votos de muitas felicidades!

Anónimo disse...

Olá,vim visitar o teu blog e adorei!
Parabéns pela Rita
Desejo-te muitas felicidades, Sofia, Pedro e Joana

Beth disse...

Olá... Tudo bem por aí??? Nossa, essa menininha está tão linda!!!

Bem, tenho novidades: já sabemos que virá um rapazinho por aí... Se puder, dá uma passadinha no meu blog e ajuda a resolver o nome do meu Bambino? Tem uma enquete lá.

Beijos!

Anónimo disse...

Ola Catarina! Trago boas noticias, vi gorros iguais aos meus na Charanga. Se tiveres uma perto da la um pulinho. ;)
Mal pus os olhos nele lembrei-me logo de ti eheh
Beijokas GDS

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado

Net Bebés disse...

Olá,

Estou a contactar no sentido de dar a conhecer um dos mais recentes sites sobre Bebés, Gravidez e Família.

O site é o Net Bebés e encontra-se em http://www.net-bebes.com

Apesar de ser bastante recente o site já foi distinguido como um dos melhores sobre o tema, segundo a reportagem da RTP, que pode aceder em http://www.youtube.com/watch?v=mCxtfMmXHPg

Consideramos o seu site bastante interessante e agradeciamos, se possivel, que nos ajudasse a divulgar o site Net Bebes através de um link na vossa página.

As melhores Felicidades,
Equipa Net Bebes

Estado de Sítio disse...

ola eu estou gravida de 35 semanas como deve ser com todas as mamas a ansiedade ja e muita com algum receio pelo caminho apesar de ser a segunda gravidez tambem ja passou muito tempo 9 anos os receios os medos sao os mesmos.mas axo que como sabemos para o que vamos e pior.a contagem decrescente e uma tortura qualquer dor a vista como um sinal.do nascimento do meu filho foi tudo muito rapido e nao tive tempo para me aperceber do que me estava a acontecer.agora e muito diferente.