quinta-feira, 4 de outubro de 2007

A Lua e a gravidez


A LUA E A FERTILIDADE
Tradicionalmente, a Lua representa o Princípio Feminino: a mulher/mãe na sua capacidade de fecundar, gestar, proteger e nutrir sua cria. Por isso a ela se atribui o domínio sobre todos os processos e forma de fertilidade e nutrição. Partos, gravidez, gestação, concepção - estão todos sob a regência da Lua. É conhecido o impacto sobre a incidência de partos na troca de Lua. A Lua Cheia é a campeã dos nascimentos. É muito difícil resistir à chegada da Lua Cheia quando as semanas de gestação já estão cumpridas ou próximas de se cumprirem.
Devido à força gravitacional que exerce sobre a Terra, a Lua actua sobre o volume, o fluxo e refluxo dos líquidos e das águas existentes sobre a Terra, nas camadas subterrâneas pressionando o interior da Terra, no interior dos vegetais e no corpo humano. As marés dos oceanos, dos rios, a seiva dos vegetais e o fluxo de sangue e de líquido no organismo sofrem a influência da Lua, na medida em que ela se movimenta em relação ao Sol.
O OUTRO LADO DA LUA
“Mudou a lua; agora o bebê vai nascer.”
Este é um dos mitos mais famosos. Acontece que, antes da criação do calendário que usamos hoje, as sociedades se orientavam pelas mudanças da lua. Em vez de dizer que são 40 semanas de gestação, o homem dizia que eram 40 luas. Cada semana correspondia a um ciclo de mudança lunar. Quando a mulher estava próximo das 40 semanas de gestação, por volta da 36ª semana, alguém dizia: ‘cuidado, amanhã tem mudança de lua e o bebê poderá nascer’. Portanto, em nada a lua influencia o parto.

7 comentários:

Cláudia Braz disse...

comigo, a lua não teve qualquer influência!
E olha que eu bem que tentei... lol

morgy disse...

Também podes espreitar no meu blog aqui: http://um-dia-chega-a-oriana.blogspot.com/search/label/fases%20da%20lua

Se formos a ver podemos sempre dizer que a lua teve influência, todas as semanas muda a lua e se aconteceu dois dias depois foi concerteza influência da lua ;)

"MaHh Moura" disse...

Oi eu engravidei mais ou menos no dia 18 de novembro de 2007 queria saber a lua que estava presente nesta semana...obrigado desde ja

VANIA disse...

minha bolsa se rompeu na virada da lua era 4:30 da madrugada quando eu senti o liguido,minha avó passou em casa e falou a lua vira hoje cuidado, eu falei ~ñ acredito nessas coisas faltava 10 dias para data prevista,hoje eu falo que acredito e muito meu Matheusinho nasceu no dia 04 de outubro na virada da lua...............

Anónimo disse...

ooi..eu ja completei 40 semanas de gravidez ..e hje tem a virada da lua minguante para a lua noova rsrsrs será qe meu nenem nasce hje? vamos esperar e aguardar :)

Unknown disse...

Gente isso nao é mito.minha filha quis nascer as 37semanas quando a lua mudou 24/11 pra cheia eu corri pro hospital com perda de líquido e seguraram ela mais um pouco rs.nasceu no dia 5de dez 2007 na lua minguante que é a pior de todas. Sofri mt.estou gravida com 37e três dias e ontem a lua mudou senti mts cólicas e contracoes vamos ver se meu branquelo nasce ate domingo. Boa sorte a todas. E acreditem na lua!

Unknown disse...

Gente isso nao é mito.minha filha quis nascer as 37semanas quando a lua mudou 24/11 pra cheia eu corri pro hospital com perda de líquido e seguraram ela mais um pouco rs.nasceu no dia 5de dez 2007 na lua minguante que é a pior de todas. Sofri mt.estou gravida com 37e três dias e ontem a lua mudou senti mts cólicas e contracoes vamos ver se meu branquelo nasce ate domingo. Boa sorte a todas. E acreditem na lua!